29 janeiro, 2010

Dinâmicas:volta às aulas




Com dinâmicas divertidas, você professor apresenta a escola aos alunos, aproxima colegas de classe e contribui para que todos se sintam acolhidos dentro do novo grupo.
Primeiro dia de aula. A turma toda está na expectativa para saber quem serão os novos professores. Muitos alunos nunca se viram ou mal se conhecem. Para formar um grupo unido, bem relacionado e em sintonia com você, esqueça a velha tática de dar bom dia, fazer as apresentações e entrar no conteúdo. Confira a seguir dez atividades de integração para diversos níveis de estudo.

1) Como é meu colega
Diga à classe que todos vão ganhar um "retrato". Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança. Posicione o aluno de modo que fique encostado na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repita muitas vezes o nome do aluno, para que os colegas memorizem. Faça o "retrato" de todos. Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo. Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo. É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente.
Recomendado para: Educação Infantil

2) Os materiais que vamos usar:
Esconda na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um pouco de argila. Peça às crianças que procurem, em duplas, pelos objetos. Isso já estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo "quente", se o que procuram está perto, "morno", se está a uma distância média, ou "frio", quando estiver longe. Depois que todos os pacotes forem encontrados, pergunte que atividades podem ser feitas com os materiais e aproveite para explicar melhor a função de cada um. Mostre como e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado.
Recomendado para: Educação Infantil

3) Meu nome é...
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.
Recomendado para: Educação Infantil

4) Eu sou assim
Peça aos alunos para trazerem uma caixa de sapatos, que será transformada em caixa postal. O primeiro passo é fazer um corte horizontal em uma das laterais menores da caixa, por onde vai passar um envelope. Em seguida, numere-as e determine quem será o dono de cada uma. Diga a todos que memorizem o próprio número. Depois de prontas, coloque as caixas sobre a sua mesa. Numa segunda etapa, organize um sorteio. Cada estudante vai retirar de um saquinho um número, que será o da caixa de um de seus colegas, para quem ele escreverá uma carta. A mensagem deve ser anônima. No texto, o aluno se descreve fisicamente e escreve um pouco sobre seu dia-a-dia e seus gostos. O importante é dar informações suficientes para o destinatário adivinhar quem ele é e, de quebra, conhecer um pouco mais sobre sua vida. Ninguém pode ver o colega depositar a carta na caixa. Caso contrário, acaba o mistério sobre o remetente.

5) Quem é meu professor?
Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem para respondê-las. Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção. Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário. Proponha essa atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir).

6) Turismo na escola
Se a sua turma for de 1ª a 4ª série, divida os alunos em grupos. Esse é um bom momento para integrar os novatos. Deixe-os junto aos veteranos, que devem se comportar como verdadeiros guias e anfitriões. Em cada folha de papel, descreva um local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um sorteio. Cada grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito. Em seguida, desafie os grupos a encontrar os locais sorteados. Chegando ao destino, os alunos desenham o ambiente com o máximo de detalhes, escrevem o nome dos funcionários que trabalham lá e a sua função. De volta à classe, os grupos trocam observações e registros e expõem suas produções. Num segundo momento, peça a eles que produzam um mapa da escola (com a sua ajuda, é claro) numa folha de cartolina. Em cada local específico do mapa, os desenhos são fixados. Estimule os grupos, nos dias seguintes, a visitar as dependências que ainda não foram percorridas. Em turmas de 5ª a 8ª séries, a garotada pode
fotografar esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários. Nesse caso, você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados sobre os diversos "pontos turísticos" da escola.

7) Direitos e deveres
Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva no quadro) a continuação das seguintes frases: "Temos direito a..." e "Somos todos responsáveis por...". Lembre-se de que a declaração de direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola - que os alunos precisam conhecer - e ser focada no que deve ser feito, e não no que é proibido. A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola combinaram. A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos por eles, promove a integração com colegas de outras classes. Ao terminar, peça a cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à mão. Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na
parede da classe.

8) O que vamos aprender
Todo ano é a mesma coisa: o que esperar da série que se inicia? Uma situação desconhecida sempre dá um friozinho na barriga. Para baixar a ansiedade da meninada, registre no quadro algumas dúvidas e expectativas do grupo sobre o trabalho na nova classe e convide alguns estudantes da série seguinte para respondê-las. Deixe que falem livremente sobre as suas impressões e vivências como ex-aluno da série. Esse intercâmbio, logo no início, deixa a turma mais tranquila e segura e valoriza a cooperação e a interação entre diferentes classes.

9) O que penso ou sinto sobre...
Inspirado em conteúdos transversais a ser trabalhados ao longo do ano, escolha imagens extraídas de revistas ou jornais: animais em extinção, diferentes profissionais em ação, crianças numa fila de vacinação, mesa com alimentos saudáveis, indivíduos em situações precárias de vida, produtos tecnológicos modernos, mulher grávida, entre outras. Entregue uma para cada aluno e peça que escrevam o que sentem ou pensam sobre a imagem. Isso possibilitará conhecer o nível do texto com relação a coesão, coerência, adequação gramatical e ortográfica e vocabulário. Além disso, você vai conhecer gostos, sentimentos, histórias de vida e percepção de mundo dos adolescentes.

10) O que vou aplaudir?
Organize os alunos em duplas e selecione temas para ser discutidos. Por exemplo: Brasil, reciclagem de lixo, internet,  desemprego, Sol, música. Escreva a lista no quadro-negro e em pedaços de papel, que são colocados num saquinho. Cada dupla sorteia um, vai até a lousa e diz se aplaude ou não o tema sorteado. Peça que cada um justifique sua opinião. Um deve complementar a fala do outro expressando tudo o que sabem sobre o assunto. Com essa atividade, você poderá avaliar o conhecimento do grupo, seu nível de expressão e argumentação e descobrir quais são seus interesses. Essas informações serão valiosas para o seu planejamento.

28 janeiro, 2010

Paulo Coelho( mensagem do dia)

Paulo Coelho .A arrogância do poder
Postado por Paulo Coelho em 28 de janeiro de 2010 às 05:15
Mestre e discípulo conversavam numa esquina, quando uma velha os abordou:

“Saiam da frente da minha vitrine!”, gritou a velha. “Vocês estão atrapalhando os fregueses”.

O mestre pediu desculpas, e mudou de calçada.

Continuaram a conversa, quando um oficial aproximou-se.

“Precisamos que o senhor se afaste desta calçada”, disse o oficial. “O conde irá passar por aqui daqui a pouco”.

“Que o conde use o outro lado da rua”, respondeu o mestre, sem se mover.

Depois se virou para seu discípulo:

“Não esqueça: jamais seja arrogante com os humildes. E jamais seja humilde com os arrogantes”.

fonte:http://colunas.g1.com.br/paulocoelho

Agradecimento!!




Ganhei este belo selinho da minha nova amiga
Obrigada Mily!!!
Seja bem-vinda !!!!

26 janeiro, 2010

Estou muito feliz!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Recados de Estou Feliz
Ano novo, coisas novas!!!
Obrigado Deus!!!!!!!
Pelo meu( 2 novos) trabalho, amigos diferentes e outra faculdade!!!(pós-graduação)
e muito mais...
Obrigado!!!
Viu, estou colhendo flores!!
Fechou-se uma porta e se  abriram diversas!!! RSrsr!!
Não sou de desistir, pois já passei coisas piores na minha vida, do que se abater por uma pessoa que só sabe derrubar as outras e tem uma vida amarga. Não preciso disso no meu caminho, foi até bom afastar-se  de um grupo que não sabe ver o próximo e sim escutar conversas e mentiras, mas a vida mostra a verdade com o passar do tempo e eu não sou paga, nem ganho presentes e méritos para ver as pessoas do meu caminho no chão. Não sou perfeita, mas tenho Deus no meu coração e jamais iria prejudicar um amigo, nem para isso eu fosse prejudica como fui. Mas Deus sabe de todas as coisas e do meu coração e ele já está curando a facada que levei .
Só tenho a agradecer a Deus!!

Agradecimento!!! Selinho de aniversário de blog!!!!!

Quero agradecer por mais um lindo e maravilhoso selinho de aniversário!!!
Obrigada!!!!!!!!!!!!
Eterno Aprendiz!!!


                                                                          Minha cara!!
e
Parabéns amiga por tantas visitinhas
você merece!!!


 Que lindinho!!!!

24 janeiro, 2010

Agradecimentos


Quero agradcer a minha amiga Sandra que fez este lindo e maravilhoso selo. Amei de paixão!!
E as palavras de carinho pelo aniversário de um ano de blog, vcs fazem parte da minha vida .
Obrigada!!!!!!!!!!!!!!

Lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

23 janeiro, 2010

Paulo Coelho (mensagem do dia)

Entre a fé e a oração
Postado por Paulo Coelho em 22 de janeiro de 2010 às 00:20

- Há algo mais importante que a oração? – perguntou o discípulo ao mestre.

O mestre pediu que o discípulo fosse até a um arbusto próximo e cortasse um ramo. O discípulo obedeceu.

- A árvore continua viva? – perguntou o mestre.

- Tão viva como antes.

- Então vá até lá e corte a raiz.

- Se eu fizer isto, a árvore morrerá.

- As orações são os ramos de uma árvore, cuja raiz se chama Fé – disse o mestre. – Pode existir fé sem oração, mas não pode existir oração sem fé.


fonte: http://colunas.g1.com.br/paulocoelho

20 janeiro, 2010

Selinho Comemorativo !!

Você pode escolher o modelo!!!Rsrs..

Glitter PhotosGlitter Photos

Oi, pessoal fiz aniversário de um de blog no dia 1/01/2010.
Quero agradecer a todas minhas amigas blogueiras, seguidores e os que passam só para dá uma olhadinha.Obrigada !! Amo meu espaço !!! Adoro vcs!! viu !! Valeu !!! Você faz parte de tudo isso e muito mais!!!Beijocas!!!!!!!

19 janeiro, 2010

Paulo Coelho (mensagem do dia)

A história das duas rãs
Postado por Paulo Coelho em 19 de janeiro de 2010 às 00:02

Existem certas horas em que a paciência – por mais difícil que seja – é a única maneira de suportar determinados problemas. A famosa história a seguir ilustra bem a virtude de saber esperar.

Duas rãs caíram dentro de uma jarra de leite. Uma era grande e forte, mas impaciente, e confiando na sua forma física, lutou a noite inteira, debatendo-se para escapar. A outra rã era pequena e frágil. Como sabia que não teria energia para lutar contra seu destino, resolveu entregar-se. Com suas patas, fez apenas os movimentos necessários para manter-se na superfície, sabendo que cedo ou tarde iria morrer.

“Quando não se pode fazer nada, nada se deve fazer” pensava ela.

E assim as duas passaram a noite – uma na tentativa desesperada de salvar-se, a outra aceitando com tranquilidade à ideia da morte. Exausta com o esforço, a rã maior não aguentou e morreu afogada. A outra rã conseguiu boiar a noite inteira – e quando, na manhã seguinte, resolveu entregar-se, reparou que os movimentos de sua companheira haviam transformado o leite em manteiga. Tudo o que teve de fazer foi pular para fora da jarra.

fonte: http://colunas.g1.com.br/paulocoelho/

18 janeiro, 2010

Para decorar a sala de aula

Ideias para decorar sua sala de aula .




Dinâmicas : volta às aulas



Avião da PAZ
Os alunos fazem a dobradura do avião, escrevem mensagens de Paz e jogam pela sala ao mesmo tempo e depois todos vão ler as mensagens de paz.
É só aguardar o resultado!!

VOCÊ MORA NO MEU...
Cada criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em seguida, registra



por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo: "Você é especial, muito amigo!"
ABC dos valores:
A-AMOR
B-BONDADE
C- CARINHO
D- DEDICAÇÃO
E- ESPERANÇA...
(Os alunos opinam, registram e ilustram!)

ALFABETO DA AMIZADE:
A – AMOR É INDISPENSÁVEL ENTRE AMIGOS.
B – BONDADE É SERVIR A PESSOA QUE ESTÁ PRÓXIMA A NÓS.
C – COMPANHEIRISMO É O QUE SINTO QUANDO ESTOU JUNTO DE VOCÊ...
(Cada aluno cria o seu "Alfabeto da Amizade" , escrevendo para cada letra do alfabeto uma
frase iniciada por ela. Podem ilustrá-las.)
ACRÓSTICOS:
Amor
Mais compreensão
Igualdade
Gostar do outro
Ouvir os colegasRiqueza interior é o que vale
Experimente esse sentimento de paz
Sinta a emoção de ser feliz
Pense no bem-estar da humanidade
Espere um outro sorriso quando você sorrir
Inverta uma atitude não amiga demonstrando a sua amizade
Tenha respeito pelo outro
Ouça seu coração e siga a caminhada com sabedoria e tranqüilidade.
(Com alguns valores, os alunos criam acrósticos!)

Cantinhos
Nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados.
Exemplos:
• "Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que retornam às
aulas após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos ou observações
sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do desenho... e a docente vai
trabalhando e estimulando.) /
• "Galeria do posso, não posso" (cada aluno confecciona duas telas em pintura
expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso".
A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os
integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o
comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram as regras.

Correio da Amizade
Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele; a turma e a professora vão
até o correio e esperam pelo momento da revelação em casa, ou seja, o dia em que as
correspondências chegarem nas residências de cada um!
• Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da
porta da sala de aula. Durante um determinado período, as turmas vão trocando
correspondências. Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre
elas.

Recreio com cores
A professora prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões
de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los
aleatoriamente entre 24 crianças.
Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as)
coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É
uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente
e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo."
A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que
se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um,
o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores

15 janeiro, 2010

Paulo Coelho ( Mensagem do dia)

De escolher
Postado por Paulo Coelho em 09 de janeiro de 2010 às 01:09

Diz o poeta Mauro Salles: “o guerreiro da luz escolhe seus inimigos”.

O guerreiro sempre sabe do que é capaz. Não precisa sair pelo mundo alardeando suas qualidades e virtudes.Entretanto - como no velho oeste – a todo o momento aparece alguém querendo provar que é melhor que ele.

O guerreiro sabe que não existe “melhor” nem “pior”: existe um caminho a ser percorrido com dignidade, e isto é tudo.

Mas certas pessoas insistem. Provocam, ofendem, fazem de tudo para irritá-lo. Neste momento, o coração do guerreiro diz: “não revide. Isto não vai aumentar a sua habilidade. Você vai se cansar à toa”.

Um guerreiro da luz não perde tempo escutando provocações. Ele tem um destino a ser cumprido.

fonte: http://colunas.g1.com.br/paulocoelho